Tradicional loja brasileira é mais uma que decide fechar unidades
Uma tradicional loja brasileira deve encerrar as atividades de mais de 10 unidades gerando muitas demissões. Empresa responsável aponta o alto endividamento como um dos fatores para o fechamento das unidades.
Aparentemente a onda de demissões em massa continua atingindo as empresas no Brasil em diversos segmentos. Agora, uma tradicional loja brasileira anunciou que vai fechar 13 unidades de uma de suas marcas, o que deve resultar em um grande número de funcionários desempregados.
A Renner, possui uma marca que leva o seu nome, além de outras duas importantes empresas, a Camicado e a Youcom.
Entre as três marcas do grupo, apenas a Camicado tem atualmente menos unidades do que no primeiro trimestre do ano passado, eram 120 e agora a empresa tem 110.
No caso específico da Camicado o fechamento das unidades se dá pelas dificuldades enfrentadas pelo segmento de home e decor; além do aumento das vendas virtuais, da inflação e do alto endividamento das famílias.
“O cenário macroeconômico ainda desafiador, com pressão inflacionária acumulada, além de endividamento das famílias em patamares recordes têm afetado o poder de compra e hábito dos consumidores”, afirma a Renner.
Segundo a Renner, a queda nas vendas leva ao fechamento de unidades; por outro lado, ao aumento da rentabilidade de outras, que acabam absorvendo as demandas das lojas fechadas.
“[…] a Companhia retomou de forma mais dinâmica o processo de avaliação da rentabilidade das suas operações e decidiu fechar algumas unidades, principalmente aquelas que poderiam ser absorvidas pelo parque de lojas […]”, informou.
A Renner não tem apresentado bons desempenhos nos últimos tempos, prova disso é a queda no lucro em 75,6% no primeiro trimestre em comparação ao mesmo período do ano passado, chegando a R$ 46,7 milhões.
Quanto as ações, o lucro ficou em apenas R$ 0,04, o que representa uma redução de 74,9% na base anual.
Créditos: FDR