Primeira captação de coração é realizada no Hospital Santa Terezinha
Essa captação especial resultou na doação de rins, fígado, córneas e, notavelmente, do coração, marcando a primeira vez que tal procedimento foi realizado no município.
Na segunda-feira, 18 de setembro, um evento histórico marcou a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE), com a realização da primeira captação de coração no município. Este acontecimento assume um significado especial, uma vez que o mês de setembro é dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos.
Conforme informado pela direção da FHSTE, em meio a um momento de grande dor, a família de um jovem tomou a nobre decisão de doar os órgãos dele, após o diagnóstico de morte encefálica. Essa captação especial resultou na doação de rins, fígado, córneas e, notavelmente, do coração, marcando a primeira vez que tal procedimento foi realizado no município.
Para concretizar esse importante procedimento, duas equipes da Central de Transplantes do Estado se deslocaram para Erechim na manhã da segunda-feira, conduzindo a captação dos órgãos e tecidos, que foram posteriormente encaminhados para Porto Alegre. O coração, em particular, será destinado imediatamente a um transplante.
A FHSTE, por meio da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), expressou sua profunda gratidão à família por esse gesto nobre. Os familiares do doador afirmaram: “Nossa família optou pela decisão de doar, pois esse gesto nos dará, de alguma forma, conforto, pois sabemos que o coração dele e os órgãos continuarão a viver em outras pessoas”.