➤ OUÇA NOSSA RÁDIO AO VIVO
Notícias

Drástico aumento de homicídios em Erechim em 2023: mais que o dobro comparado a 2022

Na cidade de Erechim, localizada no norte gaúcho e com uma população de aproximadamente 105,7 mil habitantes, houve um aumento significativo no número de homicídios em 2023 em comparação ao ano anterior. De acordo com informações da Polícia Civil, foram registrados 27 assassinatos na cidade, sendo a maioria relacionada ao tráfico de drogas. Em contraste, no ano de 2022, foram contabilizados 11 casos.

Dentre os dados apresentados, destaca-se que Erechim registrou três casos de feminicídios em 2023, enquanto não foram relatados latrocínios (roubos seguidos de morte) nos dois últimos anos. Por outro lado, a cidade de Passo Fundo teve um caso de latrocínio durante o mesmo período.

 

A Polícia Civil informa que 84% dos 27 homicídios registrados em Erechim foram esclarecidos ou têm alguma elucidação parcial. Além disso, 20 suspeitos relacionados aos crimes encontram-se detidos. Apesar de cada caso ser tratado como uma investigação única, parte deles foi solucionada com o auxílio de imagens provenientes de câmeras de videomonitoramento.

Um exemplo citado é o ocorrido em 28 de setembro, quando um homem de 20 anos foi morto na rampa do Hospital Santa Terezinha, uma área movimentada da cidade, por volta das 12h. As câmeras capturaram o momento em que Kauê Luís Palhano dos Santos foi baleado no rosto. Tanto o suspeito do disparo quanto o motorista do veículo envolvido no crime estão sob custódia. A Polícia Civil destaca que o episódio está relacionado à disputa entre dois grupos criminosos pelo controle do tráfico de drogas na região.

 

Diante desse cenário, em 7 de dezembro, o Ministério Público promoveu uma reunião com membros da Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Judiciário e promotores da área criminal. O objetivo desse encontro foi incentivar a colaboração entre os órgãos para mapear as áreas de atuação das organizações criminosas em Erechim. Dessa forma, espera-se estabelecer ações conjuntas visando o combate à violência na região.

Com informações de: Gaúcha ZH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo