➤ OUÇA NOSSA RÁDIO AO VIVO
Notícias

MASSA DE AR MAIS FRIO VAI ACABAR COM A ONDA DE CALOR E GARANTIR ALÍVIO

A onda de calor no Rio Grande do Sul está nas suas últimas horas. Uma massa de ar mais frio na sequência de uma frente fria vai trazer temperatura agradável, com máximas ou perto ou abaixo da média desta época do ano, proporcionando um merecido alívio após quase duas semanas com temperatura acima da média de fevereiro.

Desde o dia 1º, todos os dias no Rio Grande do Sul anotaram máximas acima de 35ºC no estado. As máximas no estado, no período, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, foram de 36,1ºC em Quaraí no dia 1º; 37,7ºC em Quaraí no dia 2; 39,8ºC em Quaraí no dia 3; 39,4ºC em Uruguaiana no dia 4; e 37,2ºC em Quaraí no dia 5; A sequência de dias escaldantes no Rio Grande do Sul prosseguiu com 39,0ºC em Quaraí no dia 6; 39,2ºC em Quaraí no dia 7; 40,1ºC em Quaraí no dia 8; 37,9ºC em São Luiz Gonzaga no dia 9; 38,5ºC em Campo Bom no dia 10; e 39,5ºC em Quaraí no dia 11.

Embora não tão intenso quanto no Oeste, Porto Alegre não escapou do calor. Desde o começo deste mês todos os dias tiveram temperatura máximas acima da média máxima histórica de fevereiro de 30,5ºC, conforme dados da estação convencional do bairro Jardim Botânico.

Alívio do calor chega nesta terça O tempo começa a mudar já nesta segunda-feira com a aproximação da frente fria. A imagem do satélite meteorológico GOES-16 do final da manhã de hoje mostrava a frente fria com muita nebulosidade e chuva no Centro da Argentina e no Uruguai.

O avanço da frente traz maior probabilidade de chuva e em maior número de locais em áreas do Oeste e do Sul do estado até o fim do dia, notadamente mais próximas da fronteira com o Uruguai. Nas demais regiões do estado, a chuva é mais localizada e ocorre por convecção devido ao calor ainda intenso. Amanhã, por sua vez, a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e traz chuva mais generalizada no território gaúcho e que será localmente forte a intensa com risco de alguns temporais. Será o dia com mais chuva no estado em várias semanas, apesar de que não se projeta chuva com elevados volumes em todos os municípios. Além da chuva, não se pode descartar tempo severo isolado com risco de rajadas de vento.

Fonte: METSUL METEOROLOGIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo