Agropecuária gaúcha cresce 42% no primeiro trimestre e alavanca PIB do Estado
O Rio Grande do Sul obteve resultados históricos quando se fala em agricultura neste início de ano. Com uma safra recorde e valores nunca antes pagos pelo Soja ao produtor, o Estado conseguiu destaque de crescimento no PIB, se comparado com o restante do Brasil.
Dados apresentados nesta quinta-feira (10) pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) do Estado, e apontam que o PIB do Rio Grande do Sul, no primeiro trimestre deste ano, cresceu 5.5% frente ao mesmo período de 2020.
Vanessa Sulzbach, que é a pesquisadora e coordenadora da Divisão de Análise Econômica do Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, responsável pela análise.
Conforme ela, o bom desempenho foi puxado pela agropecuária, que cresceu 42,2% no primeiro trimestre deste ano, em relação a 2020. Já em nível nacional, o agro registrou 5.2% de aumento. Estes dados mostram a gigantesca distância entre o crescimento gaúcho e o nacional, quando se fala em agro.
Vanessa explicou que no anterior a safra gaúcha sofreu com a estiagem. Nesta última o clima favoreceu a produção geral e a agropecuária despontou. Explicou que a indústria também teve um crescimento de 10% no comparativo com o mesmo trimestre do ano passado. Isso foi ainda impulsionado pela agricultura, que pediu novas máquinas agrícolas e movimentou toda uma cadeia.
Para a pesquisadora Vanessa Sulzbach o agro e a indústria auxiliaram decisivamente no aumento do PIB, mas o setor dos serviços entrou em queda, puxado pela redução de atividades com o público.
Fonte: Uirapuru