➤ OUÇA NOSSA RÁDIO AO VIVO
Notícias

Inverno será com chuvas abaixo do normal

deve intensificar nesta semana em Erechim

​Marcado por grandes volumes de chuvas e amplitude térmica, o outono encerra nesta segunda-feira (21), às 0h31, dando espaço ao inverno, a estação mais fria do ano. Segundo informações do agrometeorologista da Embrapa Trigo, Gilberto Cunha, a perspectiva do clima para este inverno é igual ou abaixo do padrão normal, comtemperaturas levemente elevadas. “Sem influências de fenômenos como La Niña e El Niño no Sul do Brasil, espera-se que em nossa região, o padrão de clima em termos de chuva será um pouco abaixo do normal. Com relação à temperatura, poderemos registrar máximas acima dos valores médios considerados normais para a época do ano”, explica.

Geadas e neve

O profissional ressalta que em alguns dias, em decorrência de massas de ar, serão registradas temperaturas baixas com formação de geadas na maioria das regiões e até mesmo neve, na serra gaúcha. “Fenômenos extremos que trazem temperaturas muito baixas, formação de geadas ou ocorrência de neves estarão na dependência do tipo de massa de ar que atuara no continente. O frio nos meses de junho até o início de setembro, é comum e frequente no Sul do Brasil”, revela.

 

Agricultura

Do ponto de vista da agricultura, Gilberto explica que a característica desse inverno é favorável para os cultivos de grãos, como o trigo, cevada e centeio, no sentido de que uma condição ambiental de menor umidade em geral, não favorece o desenvolvimento de doenças fúngicas, e a questão potencializa o rendimento desses cultivos, por otimizar a relação entre a energia solar e a temperatura do ar. “Esses dois fatores, condição neutra no oceano pacífico, perspectiva de temperaturas dentro do normal e levemente acima e o regime de chuva abaixo do padrão normal do clima, configuram uma condição para agricultura que pode ser vista como otimista nessa época do ano”, pontua Cunha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo