Cronograma prevê imunizar gaúchos até 20 de setembro
Um cronograma divulgado e produzido pelo governo do Estado nesta quinta-feira, 24, antecipa a conclusão da aplicação de, ao menos, a primeira dose em toda a população gaúcha com 18 anos ou mais para até 20 de setembro. O cronograma anterior previa alcançar esse índice no fim de setembro.
– O Brasil, lamentavelmente, atrasou a vacinação por conta de decisões equivocadas por parte de quem deveria liderar racionalmente esse processo. Sabemos que apenas a vacina, com imunização da maior parcela da população, é que vai dar segurança para preservar vidas e permitir o retorno à normalidade, até para que a economia possa voltar a reagir mais fortemente – disse o governador Eduardo Leite, durante live em que este e outros anúncios foram realizados pelo Executivo estadual.
A estimativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES) mantém para até o fim de dezembro, a data em que todos os gaúchos com 18 anos ou mais estarão completamente imunizados, entre aqueles que receberam imunizantes que demandam duas aplicações.
– Temos segurança de conseguir cumprir esse calendário se o Ministério da Saúde continuar encaminhando as doses previstas em torno de 2,2 milhões de unidades mensais, o que vem sendo cumprido. O RS está organizado para isso – afirmou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.
A secretária também destacou que existe a possibilidade de, inclusive, oferecer maior cobertura vacinal, visto que 410 dos 497 municípios gaúchos já têm registro de aplicação de doses em população com menos de 50 anos. O detalhamento de idades e datas, você confere na imagem que ilustra esta publicação.
Fonte: Folha do Noroeste