Dupla apresenta projeto de estufas agrícolas em furnas de garimpos desativados
Os formandos em Tecnologia em Agropecuária, Alvaro Santin e Wiliam Dellavi, iniciaram um projeto em fase experimental, de uso das furnas de garimpos abandonadas, como forma de estufas agrícolas.
Segundo a dupla, nossa região sofre muitas mudanças no clima e a produção em estufas agrícolas seria o mais comum. Tendo em vista o alto investimento para construção de estufas com controle de temperatura, eles tiveram a ideia de fazer um experimento utilizando a galeria (furna) de um garimpo desativado, o qual oferece temperaturas estáveis.
O primeiro experimento começou no dia 10 de julho de 2020, com o plantio de mudas de tomates e pimentão em substratos e para substituir a luz solar, foi utilizado uma luz especial com um controlador de tempo pra ligar e desligar dando tempo diário de luminosidade que a planta precisa por dia.
Já nos primeiros dias, a dupla percebeu que as plantas tiveram bom desenvolvimento e no dia 16 de julho daquele ano, já estavam com florescimentos normais.
Em 8 meses de experimento, algumas dificuldades formam encontradas e alguns ajustes foram feitos até conseguirmos produzir frutos.
O objetivo agora, segundo eles, é implantar uma fração maior de plantas e ir aperfeiçoando para conseguir produzir em grande escala.
A solução apresentada pela dupla, com a reutilização dos garimpos desativados que ficam abandonados e sem uso, aliado a demanda crescente por produtos naturais sem uso de inseticida e pesticidas, e o crescimento pela procura de produtos orgânicos, motivam na continuidade do projeto com expectativas de sucesso.
Fonte: Redação Portal In Foco RS