➤ OUÇA NOSSA RÁDIO AO VIVO
Notícias

Mulher está curada do HIV sem qualquer tratamento, revelam cientistas

Cientistas revelam que uma mulher foi curada do HIV, apesar de não ter feito nenhuma intervenção médica, ou seja, sem qualquer tratamento. O corpo dela teria eliminado o vírus.

Por isso, a mulher está sendo chamada pelos cientistas de “paciente Esperanza”, em homenagem à cidade argentina onde vive. A paciente é mãe, tem 30 anos, foi diagnosticada pela primeira vez com VIH em 2013 e deu à luz um bebê HIV-negativo em março de 2020.

O estudo com o caso dela foi publicado nesta segunda, 15, no Annals of Internal Medicine e animou os cientistas. A mulher estaria “saudável” após 8 anos do primeiro diagnóstico sem a necessidade de tratamento anti-retroviral.

Os co-autores do estudo disseram acreditar que as descobertas vão trazer esperança para as 38 milhões de pessoas que convivem com o vírus no mundo inteiro.

Milagre do sistema imunológico

“O estudo estabelece o padrão para demonstrar que o paciente Esperanza não tem DNA proviral competente para replicação em suas células”, disse Carl Dieffenbach, diretor da Divisão de AIDS do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas.

“Este é realmente o milagre do sistema imunológico humano que fez isso”, disse o Dr. Xu Yu, imunologista viral do Ragon Institute em Boston, que em parceria com a Dra. Natalia Laufer, médica cientista do Instituto INBIRS em Buenos Aries , Argentina, liderou a busca exaustiva por qualquer sinal de HIV no corpo da mulher.

“Quanto mais desses pacientes descobrirmos e trabalharmos, mais completa será nossa compreensão da aparência de um paciente curado.”

Palavra da curada

“Gosto de ser saudável”, disse a paciente Esperanza, que pediu à NBC News para permanecer anônima.

“Tenho uma família saudável. Não preciso tomar remédios e vivo como se nada tivesse acontecido. Isso já é um privilégio”, afirmou.

Outros curados do HIV

Até o momento, os pesquisadores curaram com sucesso duas outras pessoas terapeuticamente – em ambos os casos por meio de transplantes de células-tronco complexos e perigosos.

Com informações da NBC News, ACPJournals e SunnySkyz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo