Agroturismo agrega valor a propriedades e proporciona experiências no meio rural gaúcho
O Agroturismo no Rio Grande do Sul foi pauta do RS Innovation Agro nesta terça-feira (30), durante a 45ª Expointer. Secretários de Estado e empresários discutiram formas de criar ainda mais valor ao segmento e ampliar a sua representatividade, ainda que haja uma série de empreendimentos demonstrando uma tendência positiva para o desenvolvimento de novas iniciativas no RS.
Durante o painel, o secretário de Turismo do RS, Raphael Ayub, destacou a importância de se aproximar o turismo do agronegócio como forma de agregar valor ao produto final e gerar experi ências diferenciadas à população. De acordo com ele, o momento pós-pandemia tem se caracterizado pelo aumento do turismo interno no Rio Grande do Sul, em um movimento de redescoberta do Estado.
O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), Alsones Balestrin, ressaltou a correlação entre inovação, ciência e tecnologia com o turismo e com o agro, lembrando que a inovação é, na verdade, conhecimento aplicado. Assim como Ayub, Balestrin entende que o diferencial do agroturismo é o valor agregado somado à produção tradicional do Estado. Além de agregar valor, o agroturismo gera mais empregos, acrescentou João Francisco Wolf, presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac). Segundo ele, o segmento tem ainda um papel didático ao proporcionar ao consumidor uma visão de como funciona a cadeia de produção das várias áreas do agronegócio gaúcho, aproximando o público da cidade com o campo.
Dois dos ramos mais relevantes do agroturismo do RS, o enoturismo e o oliviturismo, foram detalhados no painel. O presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, disse que o oliviturismo movimentou cerca de 500 mil pessoas nos últimos 12 meses. Segundo ele, a produção do azeite de oliva, assim como a de vinho, é uma vocação do RS, resultando em azeites de excelência premiados com o selo Produto Premium – Origem e Qualidade RS – Ibraoliva, da SICT. Conforme o presidente da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), Clori Peruzzo, o enoturismo cresceu 50% no Estado em relação a 2019. Ele disse que a gastronomia diferenciada e de alta qualidade atrai os turistas para a região dos pampas, com destaque para a carne vermelha, o vinho tinto e o azeite de oliva.
Fonte: Gov/RS