Região de Erechim recebe alerta do governo estadual
Após reunião nesta quarta-feira (26), o Gabinete de Crise emitiu quatro novos Alertas às regiões Covid do Rio Grande do Sul. A decisão ocorreu na esteira da recomendação do GT Saúde, que também emitiu um novo Aviso. Como o governador Eduardo Leite cumpre agenda em Brasília nesta quarta (26) e quinta-feira (27/5), o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior comandou a reunião.
As regiões de Erechim, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria receberam ‘Alertas’ por parte do Gabinete de Crise. Com a notificação aos municípios, passa a valer o prazo de 48 horas para que as quatro regiões apresentem um plano de Ação.
Para as regiões de Bagé e Santa Cruz do Sul, foi enviado um segundo Aviso, além do que receberam na semana passada. A região de Taquara, que ainda não tinha recebido nenhum, se une a essas duas, na medida em que o número de casos está aumentando e houve redução na agilidade da vacinação na região.
No sábado (22/5), as regiões de Capão da Canoa, Guaíba, Novo Hamburgo e Porto Alegre receberam Avisos. Como a situação delas inspira cuidados, seguirão sendo monitoradas pelo GT Saúde.
Além dos quatro novos Alertas, as regiões de Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo, Santo Ângelo, Palmeira das Missões, Santa Rosa e Uruguaiana ainda inspiram cuidados. Por isso, o Gabinete de Crise manteve o Alerta para elas, que já apresentaram planos de Ação com protocolos que devem estar adaptados à situação epidemiológica de cada uma.
As novas regras definidas pelas regiões já foram implementadas. Amanhã (27), o Gabinete de Crise fará uma reunião devolutiva com as regiões para falar sobre as medidas adotadas. Enquanto isso, a situação da pandemia está sendo monitorada em todas as regiões.
Avaliação regional
Segundo a equipe técnica do governo do Estado, a região de Erechim apresentou incidência de 306,1 casos confirmados por 100 mil habitantes na última semana, aumento de 24,2% frente à anterior.
Também apresentou taxa de mortalidade acumulada na semana de 4,72 óbitos por 100 mil habitantes na última semana, um aumento de 175,0% frente à anterior.
Além disso, houve um aumento de 44,6% de internados em leitos clínicos, entre suspeitos e confirmados, o que representa uma variação de 25 pacientes. Com isso, a região tem 81 internados por covid-19 em leitos clínicos.
Quanto aos internados em leitos de UTI, houve uma redução de 3%, variação de menos um paciente. São 32 internados em UTIs e uma taxa de ocupação de 80,7%, com 11 leitos livres. A região está a apenas oito pacientes do maior número de internados desde o início da pandemia.
Créditos: Jornal Bom Dia